sábado, 12 de março de 2011

A MENSAGEM DO JAPÃO

"A natureza manda o seu recado", isso deve estar na cabeça de todos nós. Não podemos continuar sendo a doença de pele do planeta. A natureza manda o recado do imprevisível e nós desafiamos aquilo que podemos prever. É um momento - ou pelo menos deveria ser - de reflexão, para nós que ainda temos um pouco de responsabilidade, a natureza merece respeito.

Devíamos olhar com mais carinho, para o que ainda está pacífico no nosso mundo e aqui na nossa terrinha, podíamos endender a Serra como um santuário, no mais amplos sentido, inclusive filosófico, deixem a Serra em paz, é parte desse recado.

Evidente, que não vou me trancar no quarto e derramar o choro hipócrita de muitos. Não tenho essa sensibilidade, para chorar sinceramente pelo mundo, menos ainda pelo Japão, que me parece tão tecnológico e organizado, que me desobriga de tanta tristeza, mas quando olho as águas tranquilas na arte de Quim Drumond, pinta uma tristeza sim, aquela melancolia que temos, quando lembramos de alguém querido, que já se foi.

Penso ainda, que um dia vamos ter que recomeçar isso tudo e não vamos sobreviver, se só nos restarem mudas de eucalipto. Tem toda razão, quem diz que precisamos mais de poetas, que políticos e jogadores de futebol. O recado do Japão é muito mais amplo, peguei apenas um frágil raio da luz que me veio no horror da ondas, na impotência estampada nos rostos indefesos do povo japonês e no trem bala sendo empurrado como um brinquedo da Estrela.

Um comentário:

  1. Stefano,

    Não podia deixar de comparecer aqui com minhas verborréias em forma de comentários.
    Mas disse uma coisa muito certa, a cobrança pelo chiqueiro que está nosso planeta tinha de vir, de um jeito ou de outro. E veio logo em pais de primeiro mundo, pq. nós do último mundo não precisamos disso, já temos nossos políticos.
    Espero que não deixe de escrever, pois vc. tem o dom das criticas jocosas e algumas vezes sutis, outras nem tanto.
    Sempre estarei aqui visitando suas paginas...

    Prof. Chicão

    ResponderExcluir